O QUE VOCÊ DEVERIA TIRAR DA SUA CABEÇA (PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO)

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Uma coisa que eu gosto de fazer é assar uma boa carne, uma picanha suculenta é tudo de bom. Gosto de comprar a peça para cortar. Pego a chaira e afio pacientemente minha faca. Em alguns minutos ela fica pronta para cortar. Quando mais afiada mais fácil será o corte. Algumas vezes parece que cortamos a carne similarmente a uma manteiga, ela desliza facilmente por entre as fibras da peça.

Afiar significa torna-se igual a um fio, ou seja, penetrante e cortante.

Mais cortante que uma faca é a palavra de Deus. Ela é mais afiada do que a faca mais amolada que existir. Ela nos corta igualmente a uma manteiga, nem dá pra sentir a sua penetração. Ela é suave e cortante, vai no profundo de nós. Ela penetra ao ponto de dividir alma e espirito, alcança os pensamentos e intenções do coração.

Pensamentos

O que são pensamentos? Segundo a Wikipedia: A palavra pensar tem origem no latim “pensare”, que significa pesar ou avaliar o peso de algo. Logo, o pensamento é um processo mental que reside na mente humana e proporciona ao ser humano modelar a sua percepção do mundo. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si.

Ou seja, pensamentos são percepções do mundo que nos cercam. Pensamentos podem ser certos ou não, realistas ou mentirosos.

Há alguns dias estava angustiado. Devido à crise atual está pensando que deveria trabalhar mais ainda, que deveria procurar ter novas ideias. Pensamentos entravam em minha cabeça e me entristeciam. Sentia que deveria trabalhar mais e mais. Quando parei e orei, e depois fui avaliar tudo, entendi que estava tudo bem. O que era possível fazer estava fazendo. As coisas estavam caminhando bem. Mas o que estava gerando a minha angustia? Pensamentos. Quando foram desmentidos tudo ficou bem dentro de mim.

Um pensamento comum é achar que falhou, por isso desiste do caminho. O pensamento é uma armadilha, então gera intenções erradas no coração e termina em ações erradas. É comum estarmos bem com Deus, mas acharmos o contrário. Muitas vezes “tentamos” fazer tudo correto, mas somos bombardeados por pensamentos que nos levam a concluir o contrário.

Outro dia, em nossa célula on-line, minha esposa compartilhou uma palavra que foi céu na terra. Fomos profundamente tocados pela sua ministração, todas as pessoas compartilharam e se sentiram a vontade para conversar. No termino fui elogia-la pelas palavras, mas em sua mente estava o contrário: não tinha sido nada bom. Falei para ela que os seus pensamentos estavam desconectos da realidade. Tinha sido excelente a ministração, que todos foram tocados. Pensamentos sabotam nossa vida.

No texto citado em HEBREUS 4, fala de pessoas vivendo o seu “hoje”, mas perdiam o tempo de descanso do Senhor. Elas não iriam alcançar porque caiam no Caminho. E porque caiam? Pensamentos.

  • Pessoas caíram por pensarem terem falhado. Um pensamento comum é achar que falhou, por isso desiste do caminho. O pensamento é uma armadilha, então gera intenções erradas no coração e termina em ações erradas. É comum estarmos bem com Deus, mas acharmos o contrário. Muitas vezes “tentamos” fazer tudo correto, mas somos bombardeados por pensamentos que nos levam a concluir o contrário. Pensar falhar é uma armadilha que nos leva ao pior caminho. Precisamos avaliar tais pensamentos, pois podem destruir aquilo que estava sendo bem construído.
  • Podemos cair por NÃO receber a mensagem acompanhada de fé. A mensagem de Deus precisa de fé para não se perder dentro de nós. Sem fé, é possível ser corroída por pensamentos destrutivos. A mensagem precisa resistir, por isso a fé é essencial.
  • Pensamentos geraram desobediência. Uma percepção errônea da vida gera intenções erradas, que podem resultar em desobediência. Pessoas em pecado podem concluir que estão certas por causa de pensamentos distorcidos. Se o que entendemos está desconecto da realidade, podemos validar erros e falhas impedindo a verdadeira transformação.

Qual a solução?

A solução é a palavra de Deus, pois ela tem a capacidade de julgar pensamentos e intenções do coração. Ou seja, ela é capaz de avaliar se os pensamentos e intenções são verdadeiros ou não. Ela é capaz de falar a verdade.

As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:4,5

A Palavra de Deus é capaz de destruir fortalezas internas, destruir argumentos e pretensões. Leva cativo todo pensamento contrário e nos torna obediente a Cristo. Um devocional diário é capaz de destruir pensamentos errados e alinhar nossa mente a realidade.

Quando oramos podemos receber pensamentos de Deus e ter ideias que poderão resolver problemas pessoais e transformar nossa vida.

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. Isaías 55:8

Pr Moisés Nogueira de Faria
Pastor Sênior da Casa de Paz
http://www.instagram.com/moisesnogueiraoficial