Vença-os nos montes de Deus

montes de Deus

montes de Deus

Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: “Os deuses deles são deuses das montanhas. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nas planícies, com certeza seremos mais fortes do que eles. 1 Reis 20:23

Nas últimas semanas, temos discutido o tema “INABALÁVEL”. Abalar significa ir em direção ao vale, tornando-se acessível, vulnerável, desprotegido e em desvantagem. Portanto, ser “ABALÁVEL” é como ir em direção ao vale. Em contrapartida, “INABALÁVEL” significa permanecer nas montanhas, que são vantajosas, de difícil acesso e proporcionam proteção.

Lembra-se das dificuldades enfrentadas pelo exército americano na guerra do Afeganistão? Eles possuíam um exército poderoso e bem armado, mas o desafio estava no fato de que a população local se refugiou nas montanhas, tornando a vitória difícil.

Frequentemente, nossa vida se assemelha a essa situação. Enfrentamos não apenas um, mas vários inimigos, de diversas formas, o tempo todo. A pergunta que surge é: como podemos vencer? Se somos cercados por inúmeros inimigos e formas de ataque diárias, o que fazer? A resposta está em buscar uma vantagem, que nos é dada quando subimos para as montanhas. Nas montanhas, é mais difícil nos atacar

Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: “Os deuses deles são deuses das montanhas. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nas planícies, com certeza seremos mais fortes do que eles. 1 Reis 20:23

Vamos refletir sobre essa história, que simboliza a presença do mal em nossas vidas. O rei da Síria, nesse contexto, representa o nosso inimigo. Ele envia uma mensagem ao rei de Israel, na qual pede a família, o ouro e a prata deste último. Surpreendentemente, o rei de Israel cede.

Isso reflete com frequência a vida de muitas pessoas, onde o mal exige que entreguemos nossos entes queridos e nossos bens, e muitas vezes cedemos a essas demandas. No entanto, permanece a consciência de que somos seres livres. O vício, as discussões, as ofensas, a ansiedade e o medo podem dominar nossas vidas, mas ainda assim podemos manter a consciência de nossa liberdade.

Posteriormente, o rei da Síria planeja enviar oficiais para vasculhar a casa do rei de Israel e levar tudo de valor. Isso é representativo das trevas, que constantemente tentam nos privar de nossos recursos. Você já experimentou a sensação de trabalhar incansavelmente, mas, no final, parece que nunca fica com nada?

Em cultos anteriores, abordei esse tema: a ideia de dar 10% em dízimo e proteger o restante dos nossos rendimentos. Muitas vezes, nos sentimos ofendidos com essa ideia. As trevas, por outro lado, parecem consumir tudo, como se fosse algo normal.

Nesse momento, o rei de Israel passa por um despertar. Ele experimenta uma metanóia, uma mudança de mentalidade. Ele percebe que algo está errado em sua vida.

Vença-os nos montes de Deus

É notável que, mesmo com Deus acessível, ele não pede socorro ou ajuda. Ele está sendo oprimido pelo mal, entregando tudo, mas hesitando em buscar auxílio. A opressão aqui é como ser esmagado por uma força contrária, empurrando-o para o chão. Ele está sendo oprimido.

No entanto, há um detalhe que ele não havia percebido: eles estavam nas montanhas. Quando oraram a Deus, a resposta foi: “Vou entregá-los em suas mãos.” A batalha já estava vencida, pois eles estavam nas montanhas.

Quantos crentes sofrem hoje porque não se dedicam, não reconhecem sua posição vantajosa e não compreendem que têm a vantagem sobre o inimigo.

A chave para isso é a santificação, a separação e a consagração.

Você pode estar passando por dificuldades sem perceber que a resposta é mais simples do que imagina. As trevas podem estar roubando tudo o que você tem, mas não estão se posicionando da maneira correta.

As autoridades e todo o povo responderam: “Não lhe dês atenção nem concordes com as suas exigências”. 1 Reis 20:8

O que trouxe a mudança foi uma simples frase: “Não dê atenção às demandas do mal.”

É notável como as pessoas frequentemente não conseguem dizer não a si mesmas. Não negam espaço às suas rotinas, compromissos, ao estilo de vida ou às características que desejam mudar.

Alguém lhe chama de preguiçoso, e você se irrita com a pessoa que fez o comentário, mas raramente se irrita consigo mesmo por não resistir aos obstáculos em sua vida e levantar-se para agir.

Há coisas que você sabe que deveria fazer: ser mais ativo, abandonar certos hábitos, reduzir o consumo de açúcar, deixar a bebida, estudar, ler e orar.

Ontem, uma pessoa compartilhou uma história comigo: Uma pessoa começou a frequentar uma célula e sua vida começou a mudar. A mudança foi tão notável que o marido percebeu e também começou a transformar sua própria vida. Ele parou de beber e saiu em busca de trabalho, e o casal se tornou mais unido.

De repente, a pessoa parou de frequentar a célula. Por quê? Pessoas ao redor a desencorajaram, questionando a necessidade de continuar participando. Isso soa familiar para você? Tudo começou a desmoronar e voltou ao que era antes.

A solução está em não dar atenção ao mal e não concordar com suas exigências.

Precisamos aprender a não dar atenção as exigências do mal.

Na história, Deus afirma que entregará todos os inimigos, e com um pequeno exército, eles vencem os sírios e os 35 reis. Os sírios afirmam que o Deus deles é das montanhas, então são invencíveis, mas devemos levá-los para uma batalha em terreno plano. Mesmo assim, Deus vence. Ele é vitorioso em todos os lugares.

Mas a estratégia do mal é esta: tirar você de sua SANTIFICAÇÃO e CONSAGRAÇÃO, levando-o para um lugar onde você é vencido, e, assim, te vencer. O mal quer te levar para onde ele tem vantagem.

O que você precisa fazer é vencê-lo onde você tem vantagem.

Pr. Moisés Nogueira
@moisesnogueiraoficial