Busquem o Reino Em Primeiro Lugar: Não é buscar o Reino para ter Coisas

Busquem o Reino: Pregação

Busquem o Reino em Primeiro Lugar:

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.  Mateus 6:31-34

É um texto interessante, pois ele fala de si próprio.

Vamos lá.

Esse texto fala sobre a nossa vida. Cada um tem a sua realidade chamada vida onde está inserida. Em sua realidade cada um tem problemas, dificuldades, desafios, dilemas e inúmeras situações pessoas. Onde você está agora, se olhar ao seu redor, cada um presente, independente da idade, sexo ou situação financeira tem preocupações.

Algumas preocupações estão sob controle, outras não. Algumas são fáceis de resolver, outras difíceis e demoradas. Preocupações fazem parte do nosso cotidiano.

Existe uma regra empresarial que diz ser incoerente ter a busca do crescimento da empresa associada com paz e tranquilidade.  A busca pela paz em uma empresa é sinônimo de falência. O silêncio nos departamentos é algo ruim e o máximo que teremos é uma organização fluindo bem. Então, a melhor definição para o dia a dia de uma empresa é o caos controlado. Ou seja, uma série de situações acontecendo ao mesmo tempo onde você exerce uma organização para que tudo continue correndo bem. É um caos, mas controlado.

E quando trazemos isso para a nossa vida, também devemos chegar ao ponto do caos controlado. Ou seja, a vida nunca será tudo certinha e organizada, mais processos sendo bem gerenciados. Tá tudo bem agora, mas de repente alguém fica doente, o carro quebra, chega uma conta inesperada, tem um vazamento em casa, ou seja, um caos se instaura no lar. Tá tudo bem, mas surge alguém contrário, uma briga acontece, uma pessoa lhe ofende, e às vezes tudo ao mesmo tempo. Em muitas vezes, sofremos tanto com a preocupação (problema e forma imaginaria) que esmoêssemos antes de acontecer.

Nós sofremos muito mais pela imaginação do que pela realidade. Sêneca

O texto citado do Evangelho de Mateus está falando da vida e das suas preocupações. O teor do texto é a vida e suas preocupações.

Preocupações não deveriam nos parar, mas acontece.

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

Nossa mente se enche facilmente de preocupações. As questões do “como” são normais em nossa mente. “Como vamos resolver isso?” “Como vamos tratar aquilo?” A mente se ocupa ao ponto de não pensar mais nada. Projetos e crescimento são sempre deixados de lado diante das preocupações da vida. Quantas vezes você deixou algo importante para tratar preocupações? Quantas vezes você parou processos que mudariam sua vida por causa de questões não resolvidas?

O lema de muitas pessoas: Eu nunca me resolvo pois tenho muita coisa pra resolver.

Olha como a coisa pode se resolver.

os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Você pode ter uma visão natural ou uma visão espiritual sobre tudo isso que você está vivendo.

Visão natural: É um pensamento bem da filosofia estoica: “tenho um problema e tenho que resolver, vou correr e resolver”. A vida é pagar boleto. A vida é resolver problemas.

Visão sobrenatural: a vida é muito mais que pagar boletos e resolver problemas.   Deus está ciente da minha situação e sabe tudo que eu preciso. Sabe até mais do que eu. Ele é capaz de analisar o que realmente é necessário para mim.

Preciso me perguntar: O que eu estou correndo atrás é necessário para mim? Com o que eu estou preocupado é importante? O que está tomando a minha mente é realmente uma preocupação? Está acontecendo comigo eu deveria estar preocupado mesmo? A minha mente não deveria estar em outras coisas?

Agora o mais importante.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mude a perspectiva da sua vida, ao invés de ficar centrando a sua mente em preocupações, dilemas, conflitos, questionamentos, intrigas e falas, coloque o “buscar o Reino de Deus e a sua justiça” como meta número um na sua vida.

O nome disso é visão. Deus nos chama para termos visão. Você quer a solução de um problema ou viver um Reino de poder e glória, o que vai buscar primeiro? Você quer a resolução de uma dificuldade ou tem o Espírito Santo? Tem uma preocupação a ser resolvida ou ter a glória de Deus, o que você quer? Acabar com sua perseguição ou ter uma família aperfeiçoada e pulsante, o que você quer?

Lembre-se que problemas sempre terão, então é melhor não se concentrar em uma vida perfeita, mas trabalhar para controlar o caos e centrar sua vida em algo maior.

Busquem em primeiro lugar: antes da resolução de problema e mesmo antes da preocupação, anterior a qualquer coisa, inicie com o Reino de Deus. Isso afetará todo o resultado. A realidade se amoldará a aquilo que será realizado de forma espiritual.

As preocupações não podem lhe parar.

Existe algo muito maior do que aquilo que tem preocupado a sua mente ao ponto de não considerar no projeto principal a resolução de tal coisa. O termo usado não é “resolvido”, mas acrescentado, ou seja, será executado o projeto principal o qual você está inserido e será acrescentado a sua vida a resolução dessas situações. A busca do Reino de Deus lhe dará coisas muito maiores, mas ele acrescentará a resolução das suas questões atuais.

Moisés Nogueira de Faria
@moisesnogueiraoficial
Pastor Sênior da Comunidade Casa de Paz / Presidente da Corrente do Bem Brasília / Generosidade.org

 

 

Tags: , , , ,