Convivendo com Deus

Convivendo com Deus

Convivendo com Deus

“Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. ” ¹³ Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. ¹⁴ Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus. Joel 2:12-14

Há alguns meses atrás, preguei sobre Jonas. É interessante notar que as palavras de Jonas para descrever Deus foram exatamente essas: Ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor, arrepende-se e não envia desgraça. São palavras perfeitas para descrever a personalidade de Deus.

Naquela ocasião, eu ensinei que Deus enviou Jonas de propósito, porque Jonas conhecia a verdadeira natureza de Deus. Jonas fugiu porque sabia exatamente quem era Deus, pois queria que o povo de Nínive morresse, mas ele também sabia que Deus desejava perdoar.

O que mais me surpreende é que Jonas não tinha a menor dúvida sobre quem era Deus. Ele sabia que estava sendo enviado não para matar, mas para salvar Nínive. Jonas conseguiu compreender as entrelinhas do recado de Deus e descobriu a verdadeira intenção do Senhor naquele lugar.

Isso é uma característica de quem convive com alguém por muito tempo, de forma que mesmo as mensagens mais duras não abalam a compreensão da pessoa que está transmitindo a mensagem. Conviver com alguém ajuda a entender a natureza do interlocutor, sua maneira de ser, sua personalidade, seu caráter e, assim, aprender com ele.

Algumas pessoas disseram que, quando me ouviram pela primeira vez, me acharam muito rigoroso, com muitas regras, até que começaram a compreender minha mensagem, o que eu realmente estava dizendo. Então, perceberam que era algo bom, e a partir daí começaram a vivenciar uma transformação em suas vidas.

Lembro-me das primeiras reuniões de assistência que realizamos. Tínhamos um horário marcado para as 9h. Na primeira reunião, tudo correu bem, na segunda, cerca de 10 pessoas já chegaram atrasadas, na terceira, algumas enviavam seus filhos, outros apareciam apenas no final da reunião. Lembro-me de pessoas chegando ao final da reunião, com uma expressão de surpresa. A gota d’água foi uma senhora que chegou ao final da reunião, aliviada por ter chegado a tempo, mas eu disse a ela que não tinha chegado a tempo, pois a reunião já havia terminado. Ela havia decidido comparecer apenas no final da reunião para pegar a cesta básica, e essa já era a terceira vez que fazia isso. Eu disse que isso era desrespeitoso com aqueles que chegaram cedo. Na semana seguinte, todos estavam lá cedo antes da reunião começar.

A regra tinha uma razão importante e funcionou. Aqueles que não participaram não entenderam a necessidade da regra, mas aqueles que conviveram conosco compreenderam a sua natureza, e isso não abalou a nossa identidade. Para quem não nos conhecia, podíamos parecer rigorosos, mas para aqueles que conviviam conosco, era compreensível, e isso não afetava a imagem que tinham de nós.

O mesmo acontece com Deus; algumas pessoas acham que a religião é tediosa, cheia de regras, e que Deus é rigoroso demais. No entanto, aqueles que têm um relacionamento próximo com Deus conseguem entender os benefícios de tudo o que fazemos. Na verdade, por trás de tudo isso, existe um Deus bom e compassivo, cheio de amor. Ele pode prometer castigo, mas também se arrepende. Tudo o que estamos vivendo é um ato de amor do Senhor, pois Ele está tentando salvar a todos, incluindo aqueles que estão fora da igreja.

Todo o povo presenciou os trovões, os relâmpagos, o som da trombeta e o monte fumegante; e o povo, observando, tremeu de medo e ficou de longe.  Exodo 20:18

Deus se apresentou com trovoes e relâmpagos, imagina a cara do povo diante de Moisés, ele dizendo vamos lá galera, Deus chegou.

Disseram a Moisés:  — Fale-nos você, e ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.  Êxodo 20:19

Moisés respondeu ao povo:  — Não tenham medo; Deus veio para provar vocês e para que o seu temor esteja diante de vocês, a fim de que não pequem. Êxodo 20:20

Moisés conhecia Deus e os relâmpagos e trovoes não assustam Moisés, porque ele sabia quem era Deus, ele conhecia a natureza de Deus e nada o assustava.

Pr Moisés Nogueira de Faria